Por que grupos como a Stellantis apostam em lançar veículos 100% a etanol
Um dos motivos é o de que motores movidos pelo biocombustível ajudam a descarbonizar e custam bem menos que os elétricos
Crédito da imagem: Unica
Os números explicam porque o etanol está consolidado no Brasil.
Nos veículos flex, por exemplo, 30% dos usuários preferem usar o biocombustível ao invés da gasolina, segundo projeção da consultoria Datagro.
Em linha com isso, as vendas do hidratado (usado nos motores flex) somaram 1,8 bilhão de litros no mês de abril passado, alta de 63% ante igual período de 2023, conforme destaca a Unica, entidade do setor sucroenergético.
Peso na frota - Tem também a representatividade da frota flex: ela chega a 76% do total de 47 milhões de veículos em circulação no país em 2023, segundo levantamento do Sindipeças.
Modelos 100% - Enfim, a parcela de modelos 100% a etanol representa 0,1% dessa frota total.
Essa queda dos modelos 100% a etanol já era esperada pelos fabricantes, diante do avanço dos flex e dos modelos importados, muitos deles puramente elétricos (os BEV) ou eletrificados (híbridos movidos a eletricidade e a outro combustível, como a gasolina).
Volta ao mercado - Entretanto, em que pese essa reduzida fatia diante da frota total, novos modelos 100% a etanol (ou a álcool, como o biocombustível era então chamado), estão para chegar ao mercado.
Lançamento - No caso, esses veículos chegarão com motor 100% a etanol ou híbrido, combinando o biocombustível com eletricidade.
O lançamento é do Grupo Stellantis, responsável por administrar 13 marcas de veículos, e que pretende ter os novos modelos no mercado no segundo semestre de 2025.
Tecnologia - Conforme destaca a Stellantis, os novos modelos estão dentro da tecnologia Bio-Hybrid, que combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis.
Polo em Betim - Aliás, a Bio-Hydrid, segundo a montadora, terá no Polo Automotivo em Betim (MG) o centro global da empresa no desenvolvimento da tecnologia.
Marca Fiat - O Polo em Betim, aliás, dá continuidade ao legado de inovação da companhia que, com a marca Fiat, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis que em 1979 utilizava 100% etanol.
Veículo elétrico - A companhia também destaca que no futuro a região também produzirá veículo elétrico a bateria (BEV).
Motivo do modelo a etanol - Entretanto, a proposta do grupo é a de apresentar ao mercado o motor 1.3 turbo, que já existe na opção flex.
No caso, o modelo 100% a etanol deverá ter autonomia similar, com um custo mais baixo e menos emissões de poluentes.
Como é possível? - Devido à calibração dedicada apenas a um combustível, o que permite obter melhorias na eficiência energética.
No mais, o combustível renovável disponível no Brasil (etanol) compensa parte das emissões de dióxido de carbono (CO2) por meio da absorção na cultura da cana-de-açúcar.