Diante mercado profissional aquecido, usinas entram na safra 2025/26 com vagas abertas
Diante mercado profissional aquecido, usinas entram na safra 2025/26 com vagas abertas
Cargos específicos exigem colaboradores disputados pelas companhias
Imagem: Raízen / Delcy Mac Cruz
Assim como a tecnologia, cargos específicos avançam no ecossistema bioenergético. Gerir centrais de operações integradas e equipamentos de precisão estão entre os cargos cujos profissionais são pra lá de disputados.
As companhias do setor investem como podem em contratações nos períodos de entressafra, geralmente entre dezembro a março na região Centro-Sul do país, quando as unidades estão sem produzir.
Mas desta vez não foi possível preencher todas as vagas.
Com vagas em aberto
Em linha com essa questão, muitas das unidades produtoras bioenergéticas dos estados da região Centro-Sul iniciaram a safra 2025/26, que oficialmente começa em 1º de abril, com vagas abertas para profissionais.
A vacância não representa um problema, porque as vagas demandadas são geridas pelas equipes já em atuação.
30 companhias com vagas abertas
Balanço do blog da Fenasucro feito junto a perfis e sites de companhias produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade destaca que pelo menos 30 delas estavam com vagas abertas no começo da segunda quinzena de abril.
Confira a seguir vagas que seguiam abertas até a finalização deste texto, em 16 de abril de 2025:
Assistente de Agricultura de Precisão: entre as atividades, inclui montagem, desmontagem e configuração de equipamentos GPS, antenas, bases e barras de luzes. Vagas abertas pela Jalles (leia mais aqui).
Suporte Técnico de Processos Sr (Etanol de Milho): o profissional deve dar suporte à equipe operacional da planta de produção de etanol de milho. Vaga oferecida pela São Martinho (leia aqui).
Analista de Inteligência de Mercado PI: a função é controlar o portfólio de derivativos da empresa, executando operações de futuros e opções com objetivo de hedge. Quem oferece a vaga: Usina Santa Adélia (mais aqui).
Operador (a) de COI (Fábrica de açúcar): colaborador deverá gerenciar a Central de Operações Integradas (COI) da fábrica de açúcar. Vaga oferecida pela Nardini Agroindustrial (leia mais a respeito aqui).
Operador de máquinas: profissional irá registrar ocorrências e atividades executadas conforme procedimento, manter a máquina dentro do padrão de higiene e limpeza e, além disso, cumprir procedimentos de segurança do trabalho. 20 vagas em aberto na unidade de Serra da Pedra Agroindustrial (mais aqui).