Nova agenda geopolítica e mobilidade verde colocam etanol brasileiro no centro das discussões globais
Nova agenda geopolítica e mobilidade verde colocam etanol brasileiro no centro das discussões globais
Por Phábrica de Ideias
Painel no segundo dia da Fenasucro & Agrocana 2025 analisou como o novo cenário internacional fortalece o papel estratégico do país na produção de biocombustíveis
A geopolítica ganhou novos contornos na tomada de decisões globais, influenciando a adoção de tecnologias sustentáveis. Esse foi o ponto de partida do painel “Impactos da nova agenda geopolítica para a bioenergia no mundo”, realizado nesta quarta-feira (13) durante a FenaBio, no segundo dia da 31ª edição da Fenasucro & Agrocana.
Mediado por Christian Lohbauer, consultor político e vice-presidente da associação De Olho no Material Escolar, o encontro discutiu o papel estratégico do Brasil na produção de biocombustíveis, em especial o etanol.
Quem participou da discussão foi Flávio Assis, CEO da Lecar, montadora brasileira que aposta no combustível nacional como pilar da mobilidade verde. O executivo apresentou a Lecar Campo, primeira picape de cabine dupla híbrida flex do Brasil, com autonomia de até 1.000 quilômetros com apenas 30 litros de etanol. O modelo foi desenvolvido para atender tanto o campo quanto a cidade, pensado para exportação e para levar ao mundo a tecnologia brasileira do etanol.
“O Lecar Campo é um carro desenhado, pensado e desenvolvido por empresas brasileiras que conhecem as nossas estradas. Agora, usamos o palco da Fenasucro & Agrocana para mostrar ao mundo que acreditamos que o Brasil pode ser protagonista em carros com etanol, o combustível que vai movimentar o mundo e vai liderar a mobilidade verde globalmente”, defendeu Assis.
Para o CEO, a combinação entre veículos projetados para as condições brasileiras e a tecnologia híbrida flex exclusiva do país representa uma oportunidade única para o Brasil assumir a liderança mundial na transição para uma mobilidade mais sustentável.
A Fenasucro & Agrocana, reconhecida como a maior feira de bioenergia do mundo, segue até sexta-feira (15) no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP), reunindo inovações, debates estratégicos e oportunidades de negócios para o setor.