Usinas e empresas fornecedoras aquecem o mercado de trabalho
Por Delcy Mac Cruz
Mais de 6 mil profissionais deverão ser contratados em 2023
Crédito da imagem: Raízen/Divulgação
Começa a temporada de contratações de profissionais no setor sucroenergético. Para 2023, pelo menos 6 mil contratações diretas deverão ser efetivadas pelas companhias produtoras e empresas fornecedoras, conforme apurou este blog junto a profissionais de RH.
Para se ter ideia, as projetadas 6 mil contratações representam 2% dos 334,8 mil profissionais em atuação no segmento cana-de-açúcar, segundo levantamento do Cepea, da Esalq/USP, com dados do trimestre julho a setembro últimos.
Vale lembrar que o setor sucroenergético contempla profissionais nas plantas industriais e nos demais setores de cada empresa. Sendo assim, o mercado de trabalho do setor reúne cerca de 800 mil profissionais, conforme estudo do Cepea.
No caso da corrida aos profissionais, essa movimentação já começou nas unidades produtoras da região Centro-Sul, onde oficialmente a safra 2022/23 segue até o dia 31 de março próximo, mas, segundo relato da UNICA, 198 unidades devem encerrar as operações na primeira quinzena deste dezembro.
Parada estratégica
Vale lembrar que entre dezembro e meados de março ocorre o período chamado de entressafra, quando as unidades aproveitam para ajustes nas plantas industriais e entram em cena os fornecedores de bens e serviços.
Essa parada, no entanto, vale para as quase 300 unidades em operação nos estados da região Centro-Sul do país, responsável por mais de 80% da produção nacional de etanol e de açúcar.
É que as cerca de 50 unidades localizadas em estados das regiões Norte e Nordeste seguem em operação, já que, nelas, a safra vai de meados de agosto a fevereiro do próximo ano.
Mercado disputa profissionais
Seja no Centro-Sul ou no Norte-Nordeste, o setor sucroenergético indica que reforça a busca de ‘novos’ profissionais em 2023.
Na verdade, já há alguns anos esses são recrutados por conta de tecnologias adotadas por companhias do setor, caso da produção de biogás e de biometano. Pelo menos quatro companhias já fabricam tais produtos, que, por sua vez, necessitam de profissionais com experiência apropriada.
Fora biogás e biometano, há tecnologias que vêm ganhando as usinas e destilarias por conta, por exemplo, da chegada gradativa da quinta geração de telefonia móvel, o 5G.
A abertura de vagas para esses profissionais é confirmada em busca que este blog fez em sites de companhias sucroenergéticas e de fornecedoras do setor.
Vale lembrar que a busca foi realizada no dia 13 de dezembro e, por conta da volatilidade do mercado, pode ser que o número de vagas oscila dependendo da data pesquisada.
Confira a seguir detalhes de vagas abertas por companhias do setor:
Vendedor Técnico: entre as responsabilidades está estruturar a carteira de clientes de coprodutos.
Saiba mais sobre a vaga aqui.
Eletricista Industrial II: um dos requisitos é ter experiência com ar condicionado industrial.
Saiba mais aqui.
Analista de Sistemas Sr - Oracle EBS: o candidato deve ter graduação completa em Tecnologia ou áreas correlatas.
Confira mais sobre a vaga aqui.
Coordenador de PCM Automotivo: entre os requisitos estão conhecimento em Pacote Office e em TOTVS/Datasul.
Mais aqui.
Operador de Centrífuga de Açúcar: desejável ter conhecimento do processo de fabricação de açúcar e de álcool.
Confira aqui mais informações.
Mecânico: entre as atribuições estão as de executar os serviços de manutenção mecânica preventiva e corretiva em máquinas e equipamentos da indústria. Mais aqui.
Advogado Sênior (Meios de Pagamentos Eletrônicos)
Afirmativa para pessoas Pretas.
Mais informações aqui.
Encarregado de Caldeira: entre os requisitos estão experiência e domínio no processo de geração de vapor, ter conhecimento em mecânica e elétrica industrial e gestão de pessoas.
Saiba mais aqui.
Técnico Serviços Externos: entre as atribuições está a de realizar prestação de serviços em campo, realizando montagem, desmontagem e recuperação de máquinas elétricas girantes no campo.
Mais a respeito aqui.
Área Comercial/Vendas - Logística: entre as atribuições estão atendimento ao cliente (via email, celular, fone e outros) e realizar cotações de frete, tabelas de frete, follow-up e agendamento de cargas LTL e FTL.
Saiba mais aqui.
Operador de drone: entre os conhecimentos desejáveis está a manutenção e operação de drones.
Mais aqui.
Engenheiro de Projetos JR: será diferencial ter conhecimento em Manutenção e Projetos de Elétrica.
Clique aqui para mais informações.
Coordenador de RH - DHO: desejável experiência em Agroindústria, em processos de formação/qualificação de equipes e com grandes fluxos de recrutamento.
Leia aqui.
Analista de Estratégia e Inovação: entre as atribuições estão ser agente catalisador de melhorias para o aperfeiçoamento contínuo da Gestão Estratégica, Gestão de Inovação e Projetos. Vaga é para a Usina Jacarezinho. Saiba mais aqui.
Caldeireiro Industrial II: entre as responsabilidades e atribuições estão fabricar e montar peças, utilizando ferramental adequado, para produção ou reparo de equipamentos industriais.
Saiba mais aqui.
40 vagas de aprendiz na Usina da Pedra: possuir CNH - Categoria B será um diferencial.
Saiba mais a respeito aqui.
Engenheiro (a) Mecânico (a) - Automotiva: entre outras atribuições, profissional irá atuar nos processos da Automotiva, com foco em desenvolver novos fornecedores de materiais e serviços. Mais aqui.
Operador Logístico: entre os requisitos está ser proativo.
Saiba mais aqui.
Coordenador Industrial: entre as funções estão as de elaborar plano de racionalização e redução de custos, plano de investimentos, orçamento de despesas e necessidades de matérias-prima. Mais aqui.
Técnico em Automação: irá atuar na área de automação industrial na elaboração de projetos de sistemas de automação e controle. Mais aqui.