Jacyr Costa Filho: “royalties do petróleo podem financiar implantação de biorrefinarias de SAF”
Jacyr Costa Filho: “royalties do petróleo podem financiar implantação de biorrefinarias de SAF”
Em entrevista exclusiva ao blog Fenasucro, presidente de honra da Fenasucro & Agrocana explica como é possível produzir combustível sustentável de aviação no país
O combustível sustentável de aviação (SAF) começa a deixar de ser tema de projeções para entrar em prática. A nível global, as companhias aéreas se comprometem a eliminar as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) até 2050 - e o SAF é a ‘ferramenta’ para cumprir essa meta.
No Brasil, o combustível, também chamado de BioQAV (querosene verde), começa a entrar no mercado aéreo em 2027, por conta da regulamentação da Lei Combustível do Futuro.
Mas onde está o SAF para atender a essa demanda?
Companhias bioenergéticas do país estão devidamente certificadas para exportar etanol para produção do combustível sustentável.
Clique aqui para saber mais sobre o emprego do etanol como fonte de produção de SAF.
No Brasil, entretanto, não existe produção do combustível verde.
Inexiste porque, entre outros motivos, não há demanda de curto prazo e nem regulamentação que garanta o investimento - e ele é caro: uma biorrefinaria é estimada em US$ 1 bilhão.
Mas a situação avança com a regulamentação do SAF na Lei Combustível do Futuro e a demanda do mercado, como mencionado no começo deste texto, garante compradores.
Ainda assim, como encontrar saídas para financiar as biorrefinarias no Brasil?
Jacyr Costa Filho, presidente de honra da Fenasucro & Agrocana 2025 e do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, tem a solução.
Segundo ele, os royalties da futura exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira poderão financiar os empreendimentos geradores de SAF no país.
Saiba mais sobre a sugestão de Costa Filho em entrevista exclusiva que ele concedeu ao blog Fenasucro na terça-feira, dia 12 de outubro, após cerimônia de abertura da feira global de bioenergia em Sertãozinho (SP).
https://drive.google.com/file/d/1QZZq4RUjsp_00shAMRbmHaab_fUu0bdM/view?usp=drive_link
O blog da Fenasucro já destacou a estratégia do emprego do biocombustível como fonte de produção de SAF (leia mais aqui).
Aliás, o SAF é a aposta do mercado aéreo global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) geradas pelo querosene de aviação (QAV), combustível recrutado pelos motores aéreos e que é forte emissor de poluentes.
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