Para especialistas, Brasil deve compartilhar tecnologias e conhecimento que já possui para contribuir com o processo de descarbonização tão urgente neste momento para o mundo

Profissionais discutirão este e outros temas relevantes para a sustentabilidade do planeta em evento promovido pela Fenasucro & Agrocana pela plataforma TRENDS 2.0, nos dias 07 e 08 de junho

"O Brasil é uma grande locomotiva mundial que ainda usa combustível fóssil. E com isso tem dois grandes desafios: reduzir o consumo e investir em descarbonização". A avaliação do Representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, é um apelo pela sustentabilidade para que o Brasil siga ofertando alimentos em larga escala, mas com o mínimo possível de efeitos negativos para o meio ambiente.

De acordo com ele, a guerra entre Rússia e Ucrânia mostrou de forma mais clara que o Brasil ainda depende de alguns insumos para se manter como um grande exportador de alimentos. Dado o impacto disso, não só ao próprio país, certamente isso vai acelerar ainda mais o investimento em energias renováveis, em especial a gerada a partir da cana-de-açúcar que vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos.

Inclusive, para Marcos Landell, diretor e pesquisador científico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), já iniciamos esse processo a alguns anos pois foi feito ao longo das últimas décadas, um movimento que resultou em maior eficiência do setor sucroenergético. E foi justamente a tecnologia aprimorada no Brasil que permitiu esse avanço. "Nos últimos 40 anos houve uma evolução impressionante em relação à sustentabilidade. Como a redução das queimadas em canaviais através da mecanização, o aproveitamento da cana crua, o uso de fertilizantes e de matéria orgânica que melhoram a produtividade e reduzem a dependência de insumos externos e o melhor aproveitamento de resíduos que já são hoje produtos de receita relevante para essa indústria, como o biogás, bioeletricidade..", destaca Landell.  

E como a todo momento acontecem mudanças, as políticas de Estado também precisam acompanhar. Sobre isso, o professor de Física da USP, Paulo Artaxo, lembra que acordos climáticos globais são exemplos que deveriam ser priorizados. “O planeta vai atingir 1.5 graus de aquecimento global em 2026. Os problemas estão se acelerando, com eventos climáticos extremos. E as ações não estão acompanhando a necessidade urgente de reduzir a emissão de gases”, alerta.

Focar em ações de sustentabilidade é uma tarefa urgente e rica em oportunidades para o Brasil, como compreende Luis Roberto Pogetti, Chairman da Copersucar e Presidente de Honra da Fenasucro & Agrocana 2022. “O consumidor está disposto a pagar mais por um produto que agrida menos o meio ambiente. E o nosso país de fato tem capacidade para entregar isso, com barateamento da produção a longo prazo e alinhamento com o mercado externo”, considera.

Agribusiness Summit

Esses e outros assuntos farão parte do Agribusiness Summit, evento que será transmitido on-line pela plataforma TRENDS 2.0 da Fenasucro & Agrocana – e que também vai reunir outros especialistas renomados como Antônio Tonielo (COPERCANA); Francis Queen (VP de etanol, açúcar e bioenergia da Raízen); dentre outros, nos dias 07 e 08 de junho. As palestras ocorrerão às 10h e 16h.

O objetivo é oferecer ao público acesso às diversas inovações e tendências da produção agrícola e industrial, mas sem deixar de lado a atenção aos recursos naturais e a necessidade cada vez mais urgente por sustentabilidade.

Os painéis serão mediados pelo diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, que acrescenta a importância da bioenergia para o futuro do mundo. "O planeta exige de nós boas ações, porque precisamos produzir mais e melhor para as próximas gerações considerando que também precisamos preservar o meio ambiente.  É preciso pensar no futuro do planeta e o Brasil já tem a tecnologia e conhecimentos necessários nesse sentido, por meio da bioenergia e da cana-de-açúcar, de corresponder em grande parte às demandas globais e aos desafios que estão surgindo para o mundo", explica.

A agenda do Agribusiness Summit pode ser conferida pelo site da Fenasucro & Agrocana, no link abaixo. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente:  

https://www.fenasucro.com.br/pt-br/multiplataforma/agribusiness-summit.html#/sessions

Serviço

Agribusiness Summit – Fenasucro & Agrocana 2022

Quando: Dias 07 e 08 de junho, com transmissão de conteúdos às 10h e 16h

Evento online e inscrições aqui: Fenasucro 2022 - Nova inscrição (eventscloud.com)

Leia também: