Por que a Fenasucro & Agrocana é estratégica para o setor sucroenergético

Por Delcy Mac Cruz

Expositores têm condições imediatas para atender a demanda dos novos produtos, como biogás e biometano, e plantas de etanol de milho 

Créditos de imagem: Divulgação Fenasucro&Agrocana

A Fenasucro & Agrocana retoma sua versão presencial no momento em que o setor sucroenergético atesta sua importância estratégica não só para o Brasil, mas também para o mundo. E os exemplos dessa importância são vários.

Comecemos pelos novos produtos. O setor entra em um novo ciclo com a ampliação de plantas de biogás e com a chegada ao mercado do biometano, ou gás renovável.

Inclusive, é bem provável que durante os dias da feira, entre 16 e 19 de agosto em Sertãozinho (SP), os moradores de Presidente Prudente e região, também no interior paulista, passem a receber gás encanado renovável de cana produzido pela usina Cocal no lugar de gás natural (leia mais aqui). Trata-se de fato histórico, que exemplifica o peso da cana como fonte energética que ajuda o país a economizar, já que substitui um gás hoje importado (e mais caro!) por um que,além de mais barato, também é mais sustentável, já que o biometano emite bem menos carbono que o concorrente.

Aliás, o biometano e o biogás - este como fonte para eletricidade e produção de insumos para a indústria - ganharão escala e a Fenasucro & Agrocana está aí para não só atender as demandas das companhias sucroenergéticas por meio dos seus expositores, como também para debater sobre as tendências desses novos produtos em sua grade de conteúdo técnico que apresentará o Seminário CEISE-Br/UNICA "35 anos de bioeletricidade" no dia 17 de Agosto.

316 usinas no RenovaBio

Tudo com o selo da pegada quase zero de carbono, assim como o programa de Estado RenovaBio, que incentiva o consumo de etanol para reduzir as emissões do país e é o primeiro programa de descarbonização brasileiro com 316 unidades produtoras de etanol já certificadas.

Avanço do etanol de milho

Em linha com a descarbonização, o setor sucroenergético tem outro referencial produtivo crescente: a produção de etanol a partir do milho. Também limpo, esse biocombustível é atualmente produzido por 17 usinas.

Mas, segundo a Empresa de Pesquisas Energéticas, do Ministério de Minas e Energia, até 2031 o país deve chegar a 32 plantas e uma produção de 8,1 bilhões de litros anuais, contra os previstos 4,5 bilhões neste ano. Novamente a Fenasucro & Agrocana aparece em destaque já que seus expositores têm condições de suprir de pronto essa projeção de novas plantas produtoras.

Oferta de bioeletricidade

Tem mais. O setor pode contribuir - e muito - caso o país precise de oferta de eletricidade para eventual crescimento econômico e mesmo para suprir a frota de veículos elétricos.

Hoje, o setor aproveita apenas 15% do potencial de geração de bioeletricidade para a rede. Em 2021, essa geração foi de 20 mil gigawatts-hora (GWh), mas pode ir para 151 mil GWh.

“Representa mais de duas vezes a geração da Usina de Itaipu e quase cinco vezes a produção da Usina Belo Monte em 2021”, disse ao Energia Que Fala com Você Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da UNICA (leia mais aqui).

Ou seja: o setor sucroenergético tem plenas condições de ajudar a suprir a oferta de energia no curto prazo - o que não é possível com hidrelétricas, que exigem processo demorado por questões como a ambiental.

Biogás, biometano, etanol de milho, potencial de bioeletricidade.

É diante desse cenário otimista e de muitas perspectivas positivas que a Fenasucro & Agrocana retoma a sua versão presencial para impulsionar ainda mais todas essas tendências. Isso sem falar de novos produtos que estão no forno do setor, caso do bioquerosene de aviação - SAF - em gestação para substituir o poluente querosene convencional de origem fóssil.

RETRANCA

Programação técnica ocupa dois auditórios

Diante de um cenário deste para o setor, a Fenasucro & Agrocana, já turbinada pelos expositores, também reforça seu portfólio de programação técnica. Afinal de contas, partilhar e gerar conhecimento faz parte do DNA do evento.

A programação técnica ocupará dois auditórios: o Auditório Fenasucro, no interior do pavilhão, e o Auditório Zanini, no Centro de Eventos em anexo.

Nestes dois locais, o visitante terá que se organizar caso queira acompanhar a programação. Isso porque ela é rica em conteúdo e em números: serão nada menos do que 80 palestrantes divididos entre palestras, apresentações e debates (confira aqui a programação).

Seminários e palestras

Integram os eventos, entre outros, a Conferência Datagro & Ceise BR, que abre a Fenasucro & Agrocana na tarde da terça-feira, dia 16; e os seminários STAB Agrícola (na quarta-feira, 17) e Industrial (na quinta, 18) e o Seminário CEISE-Br/UNICA "35 anos de bioeletricidade" (também na quarta-feira, dia 17).

Já o Grupo de Líderes LIDE realiza na sexta-feira, 19, encontro entre empresárias do setor para um painel de discussões. E além disso, as mulheres atuantes também serão tema do evento CanaOnline e o Substantivo Feminino na tarde da terça-feira, 16, no Auditório Zanini, que discutirá inovações e tendências.

“A Fenasucro & Agrocana é o principal palco das inovações tecnológicas do setor de bioenergia. Assim, nada mais oportuno do que debater a evolução, não só tecnológica, mas de práticas de produção, conjuntural e de gestão de pessoas”, destaca Luciana Paiva, diretora da CanaOnline.

A maior participação feminina, inclusive em cargos de liderança, é uma das realidades desses tempos modernos, por isso, o movimento Cana Substantivo Feminino realizará após o debate uma visita guiada à Fenasucro & Agrocana, levando mulheres que atuam no setor para conferirem soluções contribuem para a sustentabilidade da atividade.

Também na terça-feira, no auditório Zanini, o Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria (GERHAI) promoverá, a partir das 8h45, o XIII Workshop Temático GERHAI com cases e palestras.

E qual é a expectativa deste que promete ser um evento concorrido no setor de RH?

“A expectativa é de que consigamos ter a mesma desenvoltura que tivemos no último evento presencial em 2019, com Workshop Temático, cases de sucesso em várias áreas e palestra”, diz José Darciso Rui, diretor-executivo do GERHAI.

Segundo ele, cerca de 70 participantes estão confirmados.

RETRANCA

A expectativa dos expositores

Confira a seguir a expectativa de expositores em relação a Fenasucro & Agrocana, bem como o que eles irão apresentar em lançamentos e novidades na principal feira do setor sucroenergético.

Sergomel: presente na feira mundial da bioenergia

Vagner Laércio Gomes, diretor comercial da Sergomel

Com mais de 45 anos de tradição, a Sergomel estará presente na Fenasucro e Agrocana, a feira mundial da bioenergia.

Situada em Sertãozinho, a Sergomel conta com um grande e moderno parque fabril, o que possibilita a excelência na fabricação de seus equipamentos, aliada a uma equipe de profissionais qualificados que prestam todo o suporte e consultoria necessária para a resolução de problemas.

Além de promover treinamentos técnicos para demonstrar a melhor utilização de seu equipamento; ou seja, aumentando a vida útil e diminuindo o custo de manutenção.

“Nosso diferencial sempre foi estar perto do cliente, entendendo a sua necessidade. Sendo assim, utilizamos todo nosso know-how, alinhado às melhores matérias primas oferecidas pelo mercado e entregamos o equipamento mais leve e resistente do mercado.”

Dois equipamentos

“Este ano iremos expor dois equipamentos: o Rodotrem 11 eixos (91 ton.), novidade no mercado canavieiro!!!

Autorizado pelo Contran para a veiculação nas estradas e com o CCT (Certificado de adequação à legislação de trânsito) emitido para a fabricação.

E o Rodotrem Multicargas, equipamento versátil, que atende tanto o carregamento de produtos de alta densidade (torta de filtro ) como baixa densidade (bagaço, etc).”

“Para nós da Sergomel, é uma grande satisfação participar da feira e receber nossos clientes, parceiros e amigos. Contamos com a presença de todos neste evento que impulsiona o mercado canavieiro e gera grandes negócios.”

OnPower: reencontro com setor aquecido

Fernando Lemos, gerente comercial da OnPower

Expectativa:

“Temos alta expectativa para este ano em relação ao reencontro com o setor de bioenergia, que está aquecido frente uma economia que procura a descarbonização. 

A expectativa também é alta para desengavetar projetos para geração de biogás e biometano, em resposta à quebra da cadeia de fornecimento do gás natural no mundo.”

Lançamentos e novidades:

“A OnPower trará para feira este ano sua nova linha de grupos geradores a Biogás, fabricados no Brasil, únicos com financiamento pelo BNDES.

Equipamentos com alta eficiência elétrica, custos de aquisição e manutenção competitivos, justamente para atender a demanda de quem quer gerar energia elétrica através de combustível renovável como o biogás.”

FCN: as expectativas são as melhores

Félix de Castro Neto, diretor da FCN Tecnologia

Expectativas:

“A FCN tem as melhores expectativas a respeito da Fenasucro & Agrocana deste 2022.”

“A Fenasucro & Agrocana sempre se apresentou como excelente exposição para o setor sucroenergético e estaremos presentes, assim como já estivemos e novamente estaremos.”

Lançamentos e novidades:

“Dentro da linha histórica da FCN de trabalhar o corte e carregamento de cana inteira, a FCN estará apresentando alguns de seus produtos. Dentre eles o nosso aparelho PLUG & PLAY para corte de linha mãe de plantio MEIOSI.”

Mausa: rever clientes, parceiros e amigos

Carlos Vieira, Gerente Comercial da Mausa

Expectativas:

“A Fenasucro & Agrocana é a maior e mais relevante feira do setor. Por esta razão, e impulsionados pelo hiato dos anos de pandemia, temos uma grande expectativa em rever nossos clientes, parceiros e amigos. Trocarmos informações sobre os avanços no setor, nos equipamentos e as tendências deste importante setor para economia mundial.”

Lançamentos e novidades:

“Tendo em vista ser a líder no mercado sucroalcooleiro nacional e referência mundial em tecnologia, confiabilidade e performance, a Mausa traz esse ano para a Fenasucro o conceito da indústria 4.0 em todos os seus equipamentos e processos. Nossa ideia é convidarmos nossos clientes a uma experiência digital e interativa com todos nossos equipamentos em terceira dimensão. Além disso, teremos acesso remoto a dados de equipamentos Mausa, rodando e trazendo em tempo real informações de OEE tais como, disponibilidade, qualidade e utilização. Outra novidade que traremos este ano é o fluxograma digital e em 3D, de todo o processo para obtenção de açúcar e etanol, com todos os nossos equipamentos e suas vantagens tecnológicas, características técnicas e capacidades.”

Comentários:

“Este ano estamos investindo pesado em novas tecnologias e no desenvolvimento de nossos equipamentos para levá-los aos mesmos padrões dos maiores fabricantes mundiais. Acreditamos que o Brasil, por ser o maior produtor de açúcar do planeta, precisa de uma empresa 100% brasileira e com referência de mais de 72 anos de mercado, disponibilizando essas soluções para nossos clientes. A Fenasucro é o local onde podemos apresentar essas inovações ao mercado e convidamos a todos para nos visitarem durante a feira para uma experiência única e imersiva.”

Sumitomo: estreitar relacionamentos

 Eduardo Albuquerque, Gerente de Marketing da Sumitomo

Expectativas:

“Após quase 3 anos, em função da pandemia, estaremos de volta participando de uma das maiores feiras do mercado de bioenergia do mundo. Neste mercado há diversas aplicações (máquinas) que possuem características específicas para o processo de produção das usinas. Desde a recepção e preparo da cana-de-açúcar até a preparação do caldo e produção do açúcar em si, como também em várias outras aplicações intermediárias, o setor sucroenergético exige cada vez mais qualidade em acionamentos. Ao longo dos anos vimos o setor deixar de se preocupar apenas com uma única safra e se preocupar com o longo prazo, ou seja, máquinas e equipamentos que possuem longa vida útil e maior confiabilidade. A Sumitomo sempre se preocupou com confiabilidade em seus produtos oferecendo robustez e a garantia de baixa manutenção com a melhor relação de custo-benefício.

Vemos a Fenasucro & Agrocana, como uma oportunidade rever e de estreitar relacionamento com nossos clientes compartilhando histórias de sucesso, novidades, tendências, soluções técnicas personalizadas, serviços, entre outros.”

Lançamentos e novidades:

“Para a Fenasucro & Agrocana, além de nossos redutores e motoredutores da linha Paramax®, Hansen P4 e Cyclo®, este último com uma característica especial que não possui engrenamento, a qual é uma tecnologia exclusiva Sumitomo, apresentaremos os Inversores de Frequência da Invertek Drives, empresa multinacional inglesa que faz parte do Grupo Sumitomo e o sistema de monitoramento CycloSmart® que permite o monitoramento de dados em tempo real em qualquer equipamento rotativo, solução que está alinhada à tendência da indústria 4.0.”

Comentários:

“A Fenasucro & Agrocana representa um setor que busca tornar a matriz energética global mais sustentável e limpa, o que vai ao encontro com nossos valores.

Como exemplo, em 2021, o Grupo Sumitomo Heavy Industries recebeu a classificação Bronze da EcoVadis, a agência internacional de classificação de sustentabilidade com sede na França, com uma pontuação entre os 40% melhores do setor de fabricação de máquinas de uso geral.

Seja na linha de redutores, motoredutores ou inversores de frequência, nossos produtos são produzidos para tornar a produção de nossos clientes mais confiável, de maior disponibilidade operacional e mais limpa.”

NOVA SMAR: entusiasmo também com visitantes do exterior

Edmar de Souza, Analista de Marketing da NOVA SMAR

Expectativas:

“A NOVA SMAR está otimista com o retorno do público e expositores ao evento presencial, principalmente o entusiasmo de visitantes do exterior, atraídos pelo posicionamento positivo que o mercado nacional tem projetado mundialmente nos últimos anos, despertando o interesse de investidores interessados em nosso mercado bioenergético.

A FENASUCRO & AGROCANA, por seu caráter aglutinador, é o ambiente que a NOVA SMAR pode exibir com alta visibilidade os seus produtos, serviços e soluções tecnológicas, com domínio ímpar do Brasil para o mundo.”

Lançamentos e novidades:

“A FENASUCRO & AGROCANA 2022 foi escolhida pela NOVA SMAR para o lançamento do Posicionador Digital FY500, um novo produto da marca SMAR com projeto verdadeiramente único para o controle do conjunto atuador pneumático e válvula de controle. Exibiremos o relançamento do novo Radar de Onda Guiada RD400 para utilização na medição de nível de líquidos em tanques e apresentaremos as soluções de softwares para a operação das plantas industriais com ferramentas avançadas para a sala de operação, gestão do processo produtivo e gestão da manutenção dos ativos da planta.”

Comentários:

“A NOVA SMAR levará para a FENASUCRO & AGROCANA 2022 a atração Black Dragon, o robô de 110 kg da Equipe UAI!RRIOR, premiado por diversas vezes no campeonato Mundial de batalha de robôs BattleBots.

A NOVA SMAR é patrocinadora da Equipe UAI!RRIOR não só pelo caráter tecnológico envolvido, também na afinidade dos valores que ambos preconizam: o trabalho em equipe, conhecimento multidisciplinar, fascínio pela tecnologia, organização, disciplina, dedicação, planejamento estratégico e o estímulo para superar desafios.”

Valmet: “retomar o contato com os clientes”

Livia Kurtz Bianco, Marketing & Communication – South America da Valmet

Expectativa:

“A nossa expectativa é apresentar nosso portfólio ainda mais completo esse ano e retomar o contato com os clientes após esse período sem eventos.”

Lançamentos e novidades:

Comprometida com o propósito de converter recursos renováveis em resultados sustentáveis, a Valmet irá apresentar tecnologias de ponta que elevam os processos bioenergéticos a um novo patamar em termos de eficiência e produtividade. No evento, o primeiro realizado no Brasil após a fusão entre as marcas Valmet e Neles, a empresa trará em seu stand (C46) soluções integradas com diferentes produtos e serviços de seu portfólio.

Com a expansão dos seus negócios, a Valmet apresenta ofertas ainda mais robustas e exclusivas para as indústrias de processos globais, especialmente em sistemas de automação e soluções de controle de fluxo.

O portfólio abrange válvulas e posicionadores, transmissores de sólidos totais para tratamento de efluentes, soluções de automação para processos produtivos e turbinas, software de gerenciamento de malhas de controle (Expertune PlantTriage), controles avançados de processos para caldeiras e balanço de vapor de fábrica; e sistema de hidrólise para otimização de processos e testes de matérias-primas à base de biomassa, o Valmet Biotrac.

Os visitantes e demais expositores terão a oportunidade de conhecer os produtos e as tecnologias com o time de especialistas Valmet.

TT: demanda de negócios deve crescer 15%

Merquisson C. Sanches, Gerente de Operações Brasil da TT do Brasil

Expectativa:

“A expectativa é que a Fenasucro possa gerar um público ainda maior que em 2019, movimentando e fortalecendo a área agrícola (Agrocana) e possa gerar pelo menos 15 % a mais na demanda  de negócios.”

Lançamentos e novidades:

“A TT estará presente com toda linha de produtos , dando ênfase ao departamento de tecnologia. Estaremos também com um produto conceito para uso de biológicos na palha da entrelinha.”

Comentários:

“A Fenasucro é uma feira muito importante aqui no nosso interior,  bem vista e bem visitada. A TT tem grande prazer em estar presente na feira.”

Paques irá mostrar experiências em tratamento de efluentes

Nivaldo Dias, Gerente Comercial da Paques

Expectativa:

“Depois do cancelamento das últimas FENASUCRO, o evento mais importante do setor de Açúcar e Etanol na América Latina é aguardado com muitas expectativas pela Paques, principalmente para mostrar aos clientes e visitantes as longas experiências da aplicação das tecnologias desenvolvidas pela Paques, para o tratamento de efluentes das usinas e destilarias e, produção e dessulfurização de biogás.

Nestes dois últimos anos, a Paques está participando de vários importantes projetos para o setor, como por exemplo, os dois projetos de tratamento dos condensados e águas residuárias para reuso em torres de resfriamento para o Grupo COFCO, com vazões de 400 a 550 m3/h.

Também estamos realizando o projeto de tratamento dos condensados do etanol 2G para a nova fábrica da Raízen na unidade da Bonfim/SP, também para reuso.

Estes projetos contam com a consagrada tecnologia anaeróbia BIOPAQ IC. Enfim, também mostrar as importantes experiências da tecnologia THIOPAQ nos dois projetos de dessulfurização de Biogás nos projetos da Raízen GEO – Bonfim e COCAL GEO – Narandiba, ambas no estado de São Paulo.”

Lançamentos e novidades:

“Uma das novidades é que a Paques foi selecionada para fornecer sistema de dessulfurização de Biogás THIOPAQ, no novo projeto da Raízen GEO na unidade da Costa Pinto /SP. Os lançamentos serão as modernas tecnologias da Paques para Produção de Biogás com tecnologia anaeróbia de efluentes com a presença de concentrações de sólidos.

Este sistema inovador permite tratar os efluentes com tempos de retenção dos sólidos, separados do tempo de retenção do líquido (efluente), portanto se enquadrando como um biodigestor diferenciado das tecnologias convencionais, permitindo ótimas eficiências, alta produção de Biogás com menor tempo de retenção hidráulico, quando comparado aos processos convencionais.”

Comentários:

“Considerada o maior e, mais importante evento do setor de Açúcar e Etanol na América Latina, convidamos aos clientes e visitantes a conhecerem as experiências da Paques e novidades para a produção de biogás, tratamento dos efluentes e condensados, além da dessulfurização do biogás, não somente para o setor de Açúcar e Etanol, mas também para os setores de Papel, Bebidas e Refrigerantes, Alimentos, entre outros.”

Aços Sacchelli irá demonstrar evoluções corporativas

Odair de Oliveira, Gerente Regional da Aços F Sacchelli

Expectativa:

“A FENASUCRO sempre foi considerada pela SACCHELLI o evento mais importante e aguardado para o setor, uma vez que estamos bem posicionados junto aos clientes que prestigiam este evento. A expectativa é grande, no sentido de retomarmos contatos, rever amigos, clientes e demonstrar as evoluções corporativas da SACCHELLI nos últimos meses.”

Investimentos:

“A SACCHELLI renova sua característica de possuir uma estrutura sólida, tradição, qualidade, relacionamento técnico e comercial através da apresentação da marca de sua imagem atualizada, ampliação da unidade de negócios instalada na cidade de São José do Rio Preto, investimentos em máquinas, estoque e profissionais. Investimentos também já realizados para a Unidade de São Carlos, bem como nas demais unidades atuantes no território nacional. Os investimentos têm por objetivo fortalecer e consolidar a atuação da SACCHELLI, com operações próximas aos clientes, produtos de reconhecida qualidade, atuação focada em técnica, gerando valores aos clientes.”

Comentários:

“A FENASUCRO sempre foi referência de tecnologia, avanços no setor no que se aplica a metodologias na geração de energia por exemplo, novos players e um evento onde celebramos a importância de nossa marca e em particular reforçar uma forte característica da SACCHELLI, que é criar e manter um relacionamento técnico e comercial aliada a tradição e a oferta de produtos e serviços diferenciados que agregam valor ao cliente.”

Feira terá portfólio completo de softwares da TOTVS

William B. Oliveira, Diretor Executivo da TOTVS Interior Paulista e Triângulo Mineiro

"A Fenasucro e Agrocana este ano vai falar de um assunto que tem muito a ver com a TOTVS: a sustentabilidade. Vamos levar o que temos de mais inovador no portfólio de soluções voltadas para os segmentos de manufatura e agronegócio, incluindo o setor de bioenergia, multicultivo, originação e beneficiamento. Estamos animados para apresentar aos visitantes da feira o portfólio completo de softwares para gestão agrícola e industrial da TOTVS, que garantem eficiência e total controle da produção"