Empresário capixaba apresenta primeira picape híbrida flex do Brasil na Fenasucro & Agrocana

Empresário capixaba apresenta primeira picape híbrida flex do Brasil na Fenasucro & Agrocana

Por Phábrica de Ideias

Flávio Assis, CEO da Lecar, aposta no etanol brasileiro e em uma nova indústria automotiva com DNA nacional; mockup do veículo será apresentado pela primeira vez na maior feira de bioenergia do mundo, em Sertãozinho/SP

O empresário capixaba Flávio Assis, CEO da Lecar, vai apresentar ao mercado a primeira picape híbrida flex do Brasil durante a 31ª edição da Fenasucro & Agrocana, maior feira de bioenergia do mundo, que será realizada de 12 a 15 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP).

A Lecar, montadora nacional de veículos híbridos e elétricos com tecnologia brasileira, escolheu o evento para o lançamento da Lecar Campo Híbrida Flex. O modelo combina propulsão elétrica com motor flex a etanol, alcançando uma autonomia de até 1.000 km com apenas 30 litros de etanol, sendo um marco em eficiência energética para o segmento.

 

“A Fenasucro & Agrocana é o maior evento mundial dedicado à cadeia da bioenergia e à transição energética no agronegócio. Estamos escolhendo esse palco estratégico porque a Lecar Campo híbrida flex nasce com um DNA alinhado à energia renovável. Se o etanol é bom para o Brasil, pode ser bom também para o planeta. A Lecar quer ser essa ponte entre inovação local e transformação global”, afirma Flávio Assis.

 

Etanol como ativo estratégico

O desenvolvimento do modelo considera a valorização do biocombustível brasileiro, aliado à necessidade de entregar ao mercado soluções sustentáveis com alto desempenho e autonomia. A picape foi pensada especialmente para o agronegócio e aplicações de alta exigência em regiões do interior do Brasil.

 

“Estamos entregando um produto que combina desempenho, sustentabilidade e independência energética. Enquanto muitos híbridos ainda dependem de combustíveis fósseis, a Lecar prioriza o etanol por ser um combustível renovável, amplamente disponível e com menor impacto ambiental. O combustível do nosso carro é também o combustível do Brasil”, explica o CEO da Lecar.

 

Nascido em Vitória/ES, Flávio Assis iniciou sua trajetória empreendedora no setor de cartões de alimentação com a Lecard. Após vender o negócio, decidiu investir em um novo segmento com maior impacto ambiental e social: a mobilidade sustentável.

O executivo afirma que se inspira na história da Tesla, e decidiu investir na indústria automotiva brasileira aproveitando o potencial logístico e industrial do Espírito Santo com a nova fábrica em Sooretama, no norte do Estado. Às margens da BR-101, a unidade, com 90 mil metros quadrados de área construída, contará com infraestrutura voltada à sustentabilidade, tecnologia, inovação e formação profissional.

 

“A produção da Lecar Campo Híbrida Flex e dos demais modelos da nossa linha está prevista para iniciar em agosto de 2026. Estamos estruturando toda a cadeia produtiva com foco em qualidade, inovação e sustentabilidade. Os veículos começarão a circular pelas cidades, estradas e áreas rurais do Brasil, já posicionando a Lecar como protagonista da nova indústria automotiva nacional”, afirma Assis.

 

Para o CEO da Lecar, sustentabilidade não é tendência, é compromisso. “Nosso propósito é expandir o uso do etanol para a mobilidade global. Estamos desenvolvendo uma nova geração de veículos com tecnologia embarcada, inteligência de propulsão e responsabilidade ambiental. Acreditamos que o futuro da mobilidade brasileira será híbrido, limpo e com alma nacional”, ressalta o empresário capixaba.

Durante a Fenasucro & Agrocana 2025, um mockup da Lecar Campo estará exposto ao público.

 

Faça seu credenciamento

12 a 15 de Agosto de 2025
Credenciamento aberto