Expectativas: o que podemos esperar do setor eletroeletrônico em 2020 que será positivo para o mercado

 

O faturamento da indústria eletroeletrônica em 2019 e a previsão do desempenho setorial para 2020

 

Comparado com 2018, o faturamento da indústria eletroeletrônica obteve crescimento nominal de 5%, quantificando R$ 146,1 bilhões, segundo dados do IBGE. Os pequenos crescimentos do setor vêm contribuído anualmente com a retomada do setor de acordo com as notícias positivas de crescimento atribuído à empregabilidade, exportação, importação e compras externas.

O balanço, divulgado recentemente pela Abinee, demonstrou incremento no número de empregados do setor, que em 2019 cresceu para 235 mil trabalhadores, um acréscimo de 2,8 mil postos de trabalho. Se comparando a 2018 gera um aumento de 7,2% no mercado.

As exportações, embora pode-se observar pequenas quedas para alguns países, os Estados Unidos retiveram elevação de 29% na ação, contando em 2019 com U$1,7 bilhão de investimentos. As importações, por sua vez, subiram 1% de 2018 para 2019, também agregando melhora no mercado eletroeletrônico para 2020.

As perspectivas para este ano, no entanto, são favoráveis. A mais recente Sondagem realizada com os associados da Abinee indicou que 76% das empresas projetam crescimento nas vendas em 2020, contribuindo com 21% de estabilidade e o mínimo percentual de queda.

As demais expectativas remetem ao índice de confiança do setor eletroeletrônico, que encerrou 2019 com índices positivos de confiança, crescimento nominal e de real em faturamento, elevação de produção com aumento no nível de emprego e, ainda, a melhora progressiva nas exportações e importações, em função da esperada ampliação na atividade produtiva.

A tendência, afinal, é a reativação da economia em torno deste mercado competitivo, principalmente pela demonstração de confiança dos empresários em torno do setor. As perspectivas de crescimento atuam diretamente no sucesso da FIEE e para 2021 teremos ainda mais certezas dos sucessos que rodeiam a indústria de elétrica, eletrônica e energia.

Preparados para a contínua retomada? Acompanhe os canais oficiais do evento e não perca as novidades do mercado.

 

Leia também: