5 explicações sobre o avanço dos aviões agrícolas movidos a etanol

Mercado nacional do setor deve crescer ainda mais neste ano

Crédito da imagem: Embraer

Cresce no Brasil a frota de aeronaves movidas a etanol. Na verdade, ela tem aumentado nos últimos anos e a projeção é de mais crescimento neste 2024.

Vale destacar que esse avanço diz respeito a modelos abastecidos 100% pelo biocombustível.

É que vem por aí o combustível sustentável de aviação (bioQAV), que também emprega o etanol como matéria-prima, e servirá como aditivo à querosene de aviação também em aeronaves urbanas  (leia sobre bioQAV aqui).

 

Listamos a seguir 5 explicações sobre o avanço do etanol nas aeronaves agrícolas. 

 

1 - Como tem crescido essa frota?

Fabricante do modelo Ipanema, a Embraer entregou 65 aeronaves do modelo em 2023, em alta de 18% na comparação com o ano anterior.

Disponibilizado há cinco décadas pela fabricante, o Ipanema alcança a marca histórica de 1,6 mil unidades produzidas e entregues (leia mais a respeito aqui).  

 

2 - Frota em 2023

Levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) constata acréscimo de mais 149 aviões novos em 2023.

Deles, 65 são aviões Ipanema e 84 são modelos turboélices, em sua maioria de fabricantes dos Estados Unidos. No caso, o combustível aqui é a querosene de aviação.

 

3 - Modelo nacional à frente

Conforme relata o Sindag, o Ipanema responde por pelo menos 50% de toda a frota nacional.

A frota brasileira dos modelos chega a 2,6 mil.

 

4 - Previsão para 2024

Para este ano, a Embraer prevê aumentar a produção para 70 aeronaves do EMB-203 do Ipanema, lançado em 2020.

O modelo, conforme a fabricante, é líder no mercado nacional de pulverização aérea, com baixo custo operacional e de baixa emissão de carbono, ao contrário dos turboélices que usam querosene de aviação, que gera carbono ao ser queimado.

“O Ipanema é o único avião agrícola certificado e produzido em série para voar a etanol, fonte de energia renovável e que proporciona aumento de potência do motor da aeronave”, relata Sany Onofre, gerente do Programa Ipanema da Embraer. 

 

5 - Raio X do setor aeroagrícola

 

Conforme o Sindag, o Brasil possui a segunda maior frota aeroagrícola do mundo, com mais de 700 operadores privadose mais de 300 empresas aeroagrícolas em 24 estados brasileiro. 

Diante disso, dá para entender porque as vendas de aviões nacionais movidos a etanol avançaram 54% entre 2021 e 2023.  

Fonte: Sindag