País soma 80 plantas de biometano em operação e outras 14 já podem ser implantadas 

País soma 80 plantas de biometano em operação e outras 14 já podem ser implantadas 

ANP também analisa 37 outros projetos de produção do gás renovável 

Imagem: Cocal  /  Delcy Mac Cruz

A bioenergética Cocal, com unidades produtoras na região de Presidente Prudente (SP), inaugurou em setembro sua segunda planta de biometano, como demonstra a foto que ilustra este texto.

É uma planta localizada em Paraguaçu Paulista, focada em produção 100% voltada para o biometano feito a partir de subprodutos da cana. A primeira planta fica no município de Narandiba.

As plantas da Cocal integram grupo de 80 unidades de biometano em operação, segundo levantamento da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás) feito a partir de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

 

Matérias-primas: vale destacar que subprodutos da cana-de-açúcar integram a matéria-prima de produção do biometano, também conhecido como gás renovável, embora ele seja feito por outras fontes, caso do aterro sanitário.

 

O biometano é resultado da gaseificação do biogás (leia aqui mais sobre biometano). E, nesse caso, o Brasil também tem plantas em número crescente.

 

Conforme o Panorama do Biogás 2024 (CIBiogás), o país superou a marca de 1.633 plantas de biogás em operação, com capacidade instalada de 4,7 bilhões de metros cúbicos normais (Nm³) por ano.

 

Trata-se de um crescimento médio de 19% ao ano desde 2019.

 

Novas plantas: além das plantas em operação, o estudo da ABiogás destaca que a ANP registra a autorização de 14 plantas de biometano, enquanto analisa projetos de outras 37.

 

Tanto avanço acende, também, a luz amarela da necessidade - urgente - de informações organizadas e confiáveis sobre o setor.

 

Motivo: apoiar investidores, empresas e formuladores de políticas públicas.

 

Em linha com essa preocupação, a ABiogás lançou, em setembro, uma plataforma inédita em Power BI (Business Inteligence) voltada para o setor.

 

O que traz o recurso:

 

●     traz mapeamento e acompanhamento de incentivos regulatórios, tributários e financeiros relacionados ao biogás e ao biometano no Brasil,

 

●     reúne em um só ambiente dados estratégicos que até então estavam dispersos em diferentes bases e documentos oficiais

 

●     integra programas de incentivo federais e estaduais, consolida uma base estruturada de linhas de financiamento em diferentes esferas e detalha os incentivos fiscais estaduais, apresentando a situação dos Convênios ICMS em cada estado.

 

●     além disso, conta com um Guia de Incentivos, que orienta sobre as alternativas de financiamento disponíveis, e um Manual do Usuário, que explica de forma prática as funcionalidades e recursos do sistema.