Por que os insumos da cana são tão estratégicos para produzir biometano

Por que os insumos da cana são tão estratégicos para produzir biometano

Eles têm potencial para gerar 84% do gás renovável no estado de São Paulo 

Foto: Pixabay / Delcy Mac Cruz

O biometano, combustível com menor pegada de carbono na comparação com o ‘concorrente’ óleo diesel, tem plenas condições de ser produzido em escala. 

Mais: ele é viável principalmente no estado de São Paulo.

 

Motivo dessa viabilidade: é que o gás renovável tem como principal matéria-prima insumos da cana-de-açúcar, planta que é cultivada em pouco mais de 5,5 milhões de hectares paulistas.

 

Não é só: a cana responde por mais de 400 milhões de toneladas das 600 milhões de toneladas de cana processadas pelas usinas de etanol e de açúcar dos estados da região Centro-Sul do país, responsáveis por 90% da produção nacional desses produtos. 

 

Potencial da cana como matéria-prima

Diante deste cenário, levantamento aponta que 84% do potencial de produção de biometano no Estado de São Paulo pode vir do aproveitamento de insumos da cana-de-açúcar. 

Os demais 16% podem ser gerados nos aterros sanitários, a partir da decomposição da matéria orgânica. 

 

Somadas, as duas ‘fontes’ permitem potencial de 6,4 milhões de metros cúbicos (m3) diários de biometano.

 

Mais: esse montante equivale a nada menos do que 16 vezes a capacidade atual. 

 

Os dados acima integram trabalho desenvolvido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e pelo Governo de São Paulo, numa iniciativa conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil); Desenvolvimento Econômico, por meio da InvestSP; e Agricultura e Abastecimento.  

 

O que significa a produção potencial de 6,4 milhões de m3 diários de biometano: ela equivale a cerca de 40% do consumo total de gás natural em São Paulo. E a 25% do consumo de óleo diesel no setor de transportes, incluindo aí veículos pesados. 

 

Se substituir o gás e o diesel, o renovável fará o estado de São Paulo destacar-se em menor redução de gases de efeito estufa (GEEs), causadores do aquecimento global. 

 

Além disso, diminuirá também a necessidade de importação de diesel, combustível fóssil do qual o país não é autossuficiente. 

 

O que é biometano: é um gás obtido a partir do processamento do biogás. Por sua vez, o biogás é originário da decomposição da matéria orgânica por ação de bactéria e é composto principalmente de metano e dióxido de carbono (CO2). 

 

Aplicações: a purificação do biogás resulta no biometano com elevado teor de metano em sua composição, reunindo características que o torna intercambiável com o gás natural em todas as suas aplicações ou, então. passível de ser transportado na forma de gás comprimido ou de gás liquefeito. 

 

Identificação de barreiras

 

Objetivo do trabalho: identificar barreiras ao desenvolvimento da cadeia do biogás e biometano, além de embasar a criação de políticas públicas que promovam o crescimento do setor. 

 

Medidas: as etapas incluíram diagnóstico técnico e de mercado, levantamento e análise de medidas de incentivo e sugestões de priorização dessas medidas. 

 

Substituto do diesel: o estudo aponta, entre os principais resultados, que a substituição do diesel por biometano pode contribuir com a redução de 5,6 milhões de toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) para as metas de descarbonização do estado até 2050;

 

Isso representa 3,7% da meta estabelecida. 

 

Mais: se for considerado todo o ciclo de vida, desde o uso dos resíduos na produção até o consumo do biometano no setor de transportes, a redução pode chegar a 24,5 milhões de tCO2e (16% da meta estadual).

 

Desafios

 

Mas há desafios significativos, conforme aponta o estudo. 

 

Entre eles estão a competitividade, a infraestrutura dutoviária limitada e a necessidade de aprimoramento regulatório. 

 

As medidas de incentivo ligadas ao Capex (despesa de capital) das plantas são fundamentais para reduzir custos e aumentar a oferta de biometano. 

 

O Capex refere-se aos investimentos necessários para adquirir, construir ou melhorar ativos fixos, como as instalações de produção de biometano e a infraestrutura dutoviária.

 

Enfim, a viabilidade econômica é essencial para garantir o crescimento do setor.