Por que os insumos da cana são tão estratégicos para produzir biometano
Por que os insumos da cana são tão estratégicos para produzir biometano
Eles têm potencial para gerar 84% do gás renovável no estado de São Paulo
Foto: Pixabay / Delcy Mac Cruz
O biometano, combustível com menor pegada de carbono na comparação com o ‘concorrente’ óleo diesel, tem plenas condições de ser produzido em escala.
Mais: ele é viável principalmente no estado de São Paulo.
Motivo dessa viabilidade: é que o gás renovável tem como principal matéria-prima insumos da cana-de-açúcar, planta que é cultivada em pouco mais de 5,5 milhões de hectares paulistas.
Não é só: a cana responde por mais de 400 milhões de toneladas das 600 milhões de toneladas de cana processadas pelas usinas de etanol e de açúcar dos estados da região Centro-Sul do país, responsáveis por 90% da produção nacional desses produtos.
Potencial da cana como matéria-prima
Diante deste cenário, levantamento aponta que 84% do potencial de produção de biometano no Estado de São Paulo pode vir do aproveitamento de insumos da cana-de-açúcar.
Os demais 16% podem ser gerados nos aterros sanitários, a partir da decomposição da matéria orgânica.
Somadas, as duas ‘fontes’ permitem potencial de 6,4 milhões de metros cúbicos (m3) diários de biometano.
Mais: esse montante equivale a nada menos do que 16 vezes a capacidade atual.
Os dados acima integram trabalho desenvolvido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e pelo Governo de São Paulo, numa iniciativa conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil); Desenvolvimento Econômico, por meio da InvestSP; e Agricultura e Abastecimento.
O que significa a produção potencial de 6,4 milhões de m3 diários de biometano: ela equivale a cerca de 40% do consumo total de gás natural em São Paulo. E a 25% do consumo de óleo diesel no setor de transportes, incluindo aí veículos pesados.
Se substituir o gás e o diesel, o renovável fará o estado de São Paulo destacar-se em menor redução de gases de efeito estufa (GEEs), causadores do aquecimento global.
Além disso, diminuirá também a necessidade de importação de diesel, combustível fóssil do qual o país não é autossuficiente.
O que é biometano: é um gás obtido a partir do processamento do biogás. Por sua vez, o biogás é originário da decomposição da matéria orgânica por ação de bactéria e é composto principalmente de metano e dióxido de carbono (CO2).
Aplicações: a purificação do biogás resulta no biometano com elevado teor de metano em sua composição, reunindo características que o torna intercambiável com o gás natural em todas as suas aplicações ou, então. passível de ser transportado na forma de gás comprimido ou de gás liquefeito.
Identificação de barreiras
Objetivo do trabalho: identificar barreiras ao desenvolvimento da cadeia do biogás e biometano, além de embasar a criação de políticas públicas que promovam o crescimento do setor.
Medidas: as etapas incluíram diagnóstico técnico e de mercado, levantamento e análise de medidas de incentivo e sugestões de priorização dessas medidas.
Substituto do diesel: o estudo aponta, entre os principais resultados, que a substituição do diesel por biometano pode contribuir com a redução de 5,6 milhões de toneladas de CO2 equivalente (tCO2e) para as metas de descarbonização do estado até 2050;
Isso representa 3,7% da meta estabelecida.
Mais: se for considerado todo o ciclo de vida, desde o uso dos resíduos na produção até o consumo do biometano no setor de transportes, a redução pode chegar a 24,5 milhões de tCO2e (16% da meta estadual).
Desafios
Mas há desafios significativos, conforme aponta o estudo.
Entre eles estão a competitividade, a infraestrutura dutoviária limitada e a necessidade de aprimoramento regulatório.
As medidas de incentivo ligadas ao Capex (despesa de capital) das plantas são fundamentais para reduzir custos e aumentar a oferta de biometano.
O Capex refere-se aos investimentos necessários para adquirir, construir ou melhorar ativos fixos, como as instalações de produção de biometano e a infraestrutura dutoviária.
Enfim, a viabilidade econômica é essencial para garantir o crescimento do setor.